Uma maneira agradável de abordar questões políticas e econômicas se deu durante as aulas de Geografia e Língua Portuguesa realizadas no Laboratório de Línguas. A professora Izolina teve a ideia, a dinamizadora Adélia abraçou e a professora Marizete vestiu a camisa de um projetinho prá lá de feliz.
PROJETINHO DIDÁTICO DE INTERDISCIPLINARIZAÇÃO
PLANO DE AÇÕES DIDÁTICAS DO COLÉGIO ESTADUAL MURILO BRAGA – LABORATÓRIO DE LÍNGUAS
Professor (a): Ana Izolina e Marizete Série: 2º ano Turma: A
Disciplina:LÍNGUA PORTUGUESA (x)
GEOGRAFIA (x)
Conteúdo: Análise e interpretação da letra da música “A ponte” de Lenine. Exploração dos aspectos geográfico-econômicos presentes no texto.
Dinamizadora: Adélia Freitas da Silva- Matutino
Data: 09 /10
TEXTO 1: LETRA DA MÚSICA.
QUEIROGA, Lula. Intérprete: Leline. In.: LENINE. A ponte. Rio de Janeiro: Emi-Odeon. 1977, CD, (47 min.) Faixa 7.
TEXTO 2: A ponte. Disponível em:http://www.youtube.com/watch?v=8Q2skM0NQtE. Acesso em: 26.08.09.
OBJETIVO:
Promover no aluno o interesse e o prazer pelo estudo de Geografia econômica e interpretação textual.
JUSTIFICATIVA:
Esse estudo é importante e necessário porque soma o conhecimento sobre a arte cantada e geografia econômica. Isso é importante porque possibilita o desenvolvimento de um olhar crítico e, consequentemente, a capacidade de produzir discussões acerca do tema na modalidade oral e escrita.
PROCEDIMENTO METODOLÓGICO:
1- Levar aos alunos para o laboratório;
2- Assistir ao DVD da música “A ponte” de Lenine;
3- Ler e interpretar a letra da música;
5-Discutir questões concernentes à geografia econômica e a arte de representação desse fenômeno presentes no filme;
6- Desenvolver uma forma de produção escrita ou oral, a critério dos professores;
7- Avaliar a participação do aluno com valor de (0-2,0 ).
“A beleza das coisas está no espírito de quem as contempla”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário