Boas vindas!!!

Seja bem-vindo ao blog do laboratório de informática e de línguas. Tudo aqui foi feito com muito carinho para você, professor. Cada passo, cada postagem, cada pesquisa desenvolvida, cada detalhe da cor de letra, do plano de fundo, tudo... foi feito para agradar você. Então, considere o que compõe o blog como dizeres de boas vindas. Aproveite os recursos didáticos disponíveis nos dois laboratórios, sua participação será entendida como resposta positiva ao nosso trabalho. Seja bem-vindo!





Adélia e Fernanda



terça-feira, 4 de maio de 2010

O PAPEL DO PROFESSOR NO MUNDO ATUAL



Estamos vivendo época de incertezas, mudanças e novos rumos que afetam frontalmente a educação no sentido de modificação de hábitos na prática docente e nas relações que se dão no cotidiano da Escola. O grande problema de tudo isso é que vemos que a estrutura organizacional dos ambientes escolares não se prepararam para as mudanças e acabam provocando um clima de ações que sempre procuram rivalizar professores e alunos tirando sempre a cumplicidade destes no processo de geração e construção do conhecimento. A educação é sobretudo troca, debates, construção de idéias e formação de hábitos que precisam ter como ponto de partida a formação ética e a proposta de construção de novas visões de mundo e busca pela justiça social e na certeza de luta pela igualdade.
As escolas estariam preparadas para o novo contexto de globalização? Nossos educadores estão preparados para se aliarem aos alunos na construção do conhecimento? Nossos alunos entendem o sentido da educação? Os pais sabem por que colocam seus filhos na escola? Tais questionamentos devem ser vistos de forma a procurar questionar sempre o papel da Escola no mundo moderno e tentar verificar ações que visem transformar o papel do ambiente escolar e dar ao educando um processo de geração de conhecimento menos traumático revendo modelos avaliativos e buscando relações mais harmônicas entre os personagens do contexto escolar para que o processo de geração de conhecimento tenha sempre uma razão de ser e tenha sempre ações de compromisso de todos no alcance de uma nova forma de entender , analisar e questionar o mundo em que vivemos.
Nos dias de hoje a tecnologia invade nossos lares, nossos locais de trabalho e nos diversos ambientes de vivência dos cidadãos e certamente reserva novas funções aos membros do processo de geração de conhecimento vivenciado na escola onde não é mais possível desenvolver escolas arcaicas em termos de conhecimentos e pautadas em uma lógica de aprendizado que visa apenas o responder a prova e não dá aos educandos oportunidades de conhecimento adequado e voltado essencialmente para a compreensão do valor das transformações e dos aspectos da dinâmica social que molda espaços e faz idéias e concepções. A Escola não é a mesma de décadas passadas, os alunos também não são os mesmos, porém se mal trabalhados podem ser cúmplices do processo de destruição dos ideiais propostos para a concretização de uma Escola que seja forte em valores e conhecimentos.
As mudanças do mundo devem ser percebidas e questionadas pelos alunos que precisam estar sempre atentos a cada mudança compreendendo os fatores motivadores das transformações sociais, políticas e econômicas do mundo modernos. A Escola precisa ser modificada em sua essência e deve proceder ações no sentido de desenvolvimento de um processo colaborativo na geração do conhecimento. É papel da Escola hoje entender o mundo e vivificar novas experiências de formação de idéias que visem um aprendizado criativo e prazeroso. A Escola deve ter um papel de aproximação do aluno em relação á realidade que lhe cerca para que este esteja sempre preparado para o mundo do trabalho e para a vida social.
É preciso que a Escola abra sempre espaços para o entendimento dos problemas do mundo atual sejam eles econômicos, ecológicos e socioculturais para que o aluno saiba seu papel no mundo e seja um verdadeiro artífice da mudança. O papel da escola é explicar o mundo compreendendo claramente suas transformações e os fatores motivadores de cada processo de metamorfose da vida política, econômica e social. A cumplicidade é fundamental para a geração do conhecimento e é papel da Escola gerar oportunidades para que esta cumplicidade se efetive na relação professor x aluno. A idéia de uma escola plural, aberta às transformações e viva no sentido de entender a pluralidade do mundo de hoje é vital para o alcance da qualidade e de um conhecimento que seja útil para todos e melhor para a manutenção de uma vida digna e dominada na lógica da justiça e da igualdade social.
O educador é hoje peça fundamental para entendimento do mundo e para criação de hábitos saudáveis de vida que gerem idéias de valorização dos seres humanos, de respeito à diversidade das vidas, de análise das possíveis transformações e de busca plena por um mundo onde reinem ideais éticos e cidadãos para todos os seres que habitam nosso planeta. Valorizar o educador é uma tarefa da sociedade na conquista de um mundo sustentável e igualitário na medida certa do amor universal e na concretização de práticas de cidadania em todos os momentos da vida humana neste planeta.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário